Delegação de Oliveira de São Mateus

Últimas notícias Açores com serviço de Teleassistência
Açores com serviço de Teleassistência
Sábado, 10 Junho 2017 06:20
 ta         

 

O Governo dos Açores e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram no passado dia 26 de maio um protocolo de cooperação para disponibilizar Teleassistência, fixa e móvel, nas 9 ilhas do arquipélago.

Estima-se que este serviço irá  beneficiar cerca de 300 idosos até ao final do ano.

 

O serviço permite ainda dar apoio na solidão e a todos os que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, seja por idade, doença, incapacidade ou isolamento, ou a pessoas autónomas que desejem sentir-se mais seguras.

As candidaturas a este serviço podem ser feitas a partir de junho, sendo que a instalação do primeiro equipamento está prevista para o mês seguinte.

Na assinatura do acordo, nos Mosteiros, freguesia rural do concelho de Ponta Delgada, perante cerca de uma centena de idosos, o presidente da CVP, Luís Barbosa, considerou que a Teleassistência tem uma "enorme utilidade para quem pode precisar, de um momento para o outro, de uma ajuda".

Já o presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro, assinalou que com este protocolo se cumpre uma proposta do programa do Governo, considerando que esta medida visa "proporcionar um maior nível de conforto, de segurança, de tranquilidade a cada um daqueles que utilize o serviço de Teleassistência".

Um estudo, realizado em 2015 pela Direcção Regional da Solidariedade Social, sobre utentes de apoio domiciliário, indica que "36% dos inquiridos viviam sozinhos, sendo que cerca de 20% necessitavam de apoio na higiene pessoal, tarefas de vida quotidiana e na mobilidade, e 24% encontravam-se totalmente dependentes para a satisfação de necessidades básicas".